ciencia da terra

Ciencias da terra ou Geociências é um termo amplamente adotado para os campos da ciência relacionados ao planeta Terra . É o ramo da ciência que trata da constituição física da terra e da sua atmosfera. A ciência da Terra é o estudo das características físicas do nosso planeta, dos terremotos aos pingos de chuva e inundações para fósseis.

A ciência da Terra pode ser considerada um ramo da ciência planetária , mas com uma história muito mais antiga. "Ciência da Terra" é um termo amplo que engloba quatro ramos principais de estudo, cada um dos quais é dividido em campos mais especializados.

Há duas abordagens reducionistas e holísticas para as ciências da terra. É também o estudo da Terra e dos seus vizinhos no espaço. Alguns cientistas da Terra usam seu conhecimento da Terra para localizar e desenvolver energia e recursos minerais.

Outros estudam o impacto da atividade humana no meio ambiente da Terra e projetam métodos para proteger o planeta. Alguns usam seu conhecimento sobre processos terrestres, como vulcões, terremotos e furacões para planejar comunidades que não exporão as pessoas a esses perigosos eventos.

As ciências da Terra podem incluir o estudo da geologia , a litosfera e a estrutura em larga escala do interior da Terra, bem como a atmosfera , hidrosfera e biosfera . Normalmente, cientistas da Terra usam ferramentas da geografia , cronologia , física , química , biologia e matemáticapara construir uma compreensão quantitativa de como a Terra funciona e evolui. A ciência da Terra afeta nossa vida cotidiana. Por exemplo, meteorologistas estudam o clima e observam tempestades perigosas.

Os hidrólogos estudam água e alertam sobre as inundações. Os sismólogos estudam terremotos e tentam prever onde irão atacar. Os geólogos estudam pedras e ajudam a localizar minerais úteis. Os cientistas da terra trabalham principalmente "no campo" - escalando montanhas, explorando o fundo do mar, rastejando pelas cavernas ou nadando em pântanos. Eles medem e coletam amostras (como rochas ou água dos rios), então eles gravam suas descobertas em gráficos e mapas.

LISTA DE SITES SOBRE GEOCIÊNCIAS NO BRASIL

1 - Agua Subterrânea

Ocorrência, qualidade química, poluição, poços profundos e outras informações sobre água subterrânea, meio ambiente e geologia. Inclui tradução de Cartilha da UNESCO sobre conservação da água subterrânea, e um guia avançado sobre água subterrânea para público adulto. Autor professor Eurico Zimbres,Faculdade de Geologia da UERJ.
Página oficial da ABGE. Informações gerais, livros, revistas, anais, boletins.
Página oficial.Informações gerais sobre recursos hídricos, publicações, informações profissionais.
Biografias de astrônomos.
Tipologia das nuvens, com descrição e fotos. Fenômenos meteorológicos. Coleção de links sobre o assunto em outras línguas.
Informações sobre geologia e recursos minerais do Estado da Bahia. Textos técnicos, mapas para download (formato MAPINFO 5.0)
Serviço Geológico do Brasil. (órgão federal oficial) Projetos, oportunidades, recursos e informações sobre todos os campos da geologia do Brasil.Bancos de dados sobre água subterrânea, mapas geológicos.
Autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Informações sobre este órgão. Projetos, atribuições.

9 - Departamento Nacional da Produção Mineral

DNPM- Economia mineral, legislação, alvará de pesquisa, portarias de lavra, publicações à venda, formulários e emolumentos, estatísticas minerais.